TENDÊNCIA DA PRÁTICA DE ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO EM LACTENTES MENORES DE 4 MESES ASSISTIDOS NA ATENÇÃO BÁSICA DE MACAÉ, RJ.
Palavras-chave:
Aleitamento Materno Exclusivo, Lactente, Atenção Básica.Resumo
O aleitamento materno exclusivo (AME) é essencial ao lactente nos primeiros 6 meses de vida, pois atende suas necessidades nutricionais, psicossociais e cognitivas. Objetivou-se analisar a tendência da prática de aleitamento materno exclusivo em menores de 4 meses assistidos nas Estratégias de Saúde da Família do município de Macaé, RJ. Realizou-se um estudo descritivo, quantitativo, de base secundária, entre janeiro de 2007 e dezembro de 2013, com lactentes menores de 4 meses assistidos em 30 Unidades da Estratégia de Saúde da Família e 1 Unidade do Programa de Agentes Comunitários de Saúde. Utilizou-se a base de dados do SIAB/SUS – DATASUS, Ministério da Saúde. Foram coletadas as seguintes variáveis: número de crianças menores de 04 meses assistidas nas Estratégias/ano e o número mensal de crianças menores de 4 meses em AME/ano. Calcularam-se as proporções entre o número total de crianças menores de 4 meses em AME/ano e o número total de crianças assistidas na Rede Básica de Saúde Macaé/ano. O software utilizado foi o Microsoft Excel 2010. As proporções encontradas da prática de AME em menores de 4 meses foram: 72%, em 2007; 70%, em 2008; 73%, em 2009; 72%, em 2010; 71%, em 2011; 72%, em 2012; 77%, em 2013. Conclui-se que a prática do AME em lactentes menores de 4 meses entre 2007-2013 está acima de 70% e com tendência ascendente.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
TENDÊNCIA DA PRÁTICA DE ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO EM LACTENTES MENORES DE 4 MESES ASSISTIDOS NA ATENÇÃO BÁSICA DE MACAÉ, RJ. (2016). Fiep Bulletin - Online, 85(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a1.8