“PET REDES SAUDI”: FALHAS NO EXAME DE EMISSÕES OTOACÚSTICAS NA TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL DE UMA MATERNIDADE PÚBLICA EM MACAÉ/RJ.
Palavras-chave:
Teste da Orelhinha, Saúde da Criança, Saúde Auditiva.Resumo
A identificação precoce de alterações auditivas, que podem interferir negativamente na qualidade de vida do ser humano, é realizada a partir da triagem auditiva neonatal (TAN), se possível, ainda na maternidade. Objetivou-se descrever a incidência de falhas na triagem auditiva neonatal de recém-nascidos na maternidade do Hospital Público Municipal de Macaé (HPMM). Realizou-se um estudo descritivo, de base secundária na maternidade do Hospital Público Municipal de Macaé (HPMM), entre janeiro e outubro de 2013. Os resultados das Emissões Otoacústicas Evocadas por Estímulo Transiente (EOAT) foram coletados nos prontuários de recém-nascidos que estavam em Alojamento Conjunto e na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal. Os dados foram analisados a partir da distribuição relativa, utilizando-se o software Microsoft Excel 2010. Foram realizados 1321 exames de EOA em recém-nascidos na maternidade do HPMM, entre janeiro e outubro de 2013. Em janeiro, dos 120 exames realizados, detectaram-se 5% de falhas. Em março (n=135), 8% de falhas foram encontradas. Em abril (n=144), detectaram-se 16% de falhas. Em maio (n=160), detectaram-se 7,5% de falhas. Em junho (n=156), 18% de falhas foram detectadas. Em julho (n=151), detectaram-se 12% de falhas. Em agosto (n=118), detectaram-se 11% de falhas. Em setembro (n=142), 9% de falhas foram observadas. Em outubro (n=169), detectaram-se 10% de falhas. Conclui-se que o percentual de falhas no exame de EOA nos neonatos foi elevado. É necessário realizar novos estudos para entender os fatores relacionados a esses achados bem como saber a referência e contra referência aos casos possíveis de perda auditiva.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
“PET REDES SAUDI”: FALHAS NO EXAME DE EMISSÕES OTOACÚSTICAS NA TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL DE UMA MATERNIDADE PÚBLICA EM MACAÉ/RJ. (2016). Fiep Bulletin - Online, 85(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a1.7