COMPORTAMENTO DO ÍNDICE TORNOZELO-BRAQUIAL APÓS EXERCÍCIO SUBMÁXIMO EM PORTADORES DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA
Palavras-chave:
DPOC, arteriopatia periférica, reabilitação.Resumo
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) apresenta perfil inflamatório progressivo podendo resultar em doença arterial periférica (DAP). A medida do Índice Tornozelo-Braquial (ITB) permite a medida do fluxo arterial nos membros inferiores (MI). Objetiva-se avaliar o ITB antes (ITBpre) e após (ITBpos) exercício em cicloergômetro vertical em portadores de DPOC participantes de Programa de Reabilitação Pulmonar com DAP. O ITB foi avaliado através da medida da pressão arterial sistólica (PAS) dos tornozelos e da PAS braquial bilateralmente através de esfigmomanômetro e Doppler Vascular Portátil. Medidas realizadas antes e após exercício aeróbico submáximo por 30-40 minutos através de cicloergômetro vertical para MI com intensidade de 60% ??da FC determinada pelo método Karvonen modificado para FC de reserva. Avaliados 06 pacientes com mediana de idade de 64 (58-70) anos e IMC de 22 (20-27) Kg/m2. Constatou-se diferença significante entre o ITBpre e ITBpos exercício em cicloergômetro vertical nos pacientes avaliados (ITBpre: 0,84; ITBpos 0,94; p = 0,007). Os resultados indicam que portadores de DPOC com DAP apresentaram melhora aguda da vascularização arterial periférica após o exercício, sendo tal achado traduzido pelo aumento do Índice Tornozelo Braquial.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
COMPORTAMENTO DO ÍNDICE TORNOZELO-BRAQUIAL APÓS EXERCÍCIO SUBMÁXIMO EM PORTADORES DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA. (2016). Fiep Bulletin - Online, 85(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a1.42