PREVALÊNCIA DE ESTRIAS EM MULHERES GESTANTES PARTICIPANTES DA INSTITUIÇÃO LEGIÃO DA BOA VONTADE (LBV) DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL-PR, BRASIL.
Palavras-chave:
Estrias, Gestação, Prevalência.Resumo
Introdução: Estrias de distensão são lesões cutâneas lineares, atróficas, bem definidas e secundárias a alterações do tecido conjuntivo. Podem aparecer quando existe um estiramento rápido da pele, elas são, com frequência, associadas ao aumento abdominal decorrente da gravidez. Objetivo: Verificar a prevalência de estrias durante a gestação, bem como a insatisfação estética, localização, aspecto, e influência genética que ela apresenta. Métodos: Foram entrevistadas 30 mulheres gestantes com idades entre 15 a 40 anos, participantes da instituição Legião da Boa Vontade (LBV) da cidade de Cascavel, Pr. Foi elaborado um questionário com 18 questões, de autoria dos próprios pesquisadores, aplicado no mês de maio de 2014, em horário de atividades que as gestantes participavam. Para a análise estatística, os dados foram tabulados no Microsoft Office Excel 2013 e posteriormente analisados pelo software SPSS 15.0. Resultados: Os resultados apresentaram que 93,3% das mulheres apresentavam estrias, porém 53,3% já tinham estrias antes da gestação, 43,3% notaram o agravamento e 40,0% notaram que na gestação ocorreu o aparecimento das estrias. Portanto, a prevalência de estrias na gestação foi de 83,3%, com as localizações mais evidentes em abdômen e seios, e a presença de estrias causa preocupação com o corpo e sentimentos negativos nessas mulheres. Conclusão: O estudo revelou alta prevalência de estrias durante o período gestacional, o que indica que a gestação é um fator indicativo para o surgimento ou o agravamento das estrias, devido ao estiramento que ocorre com o tecido.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PREVALÊNCIA DE ESTRIAS EM MULHERES GESTANTES PARTICIPANTES DA INSTITUIÇÃO LEGIÃO DA BOA VONTADE (LBV) DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL-PR, BRASIL. (2016). Fiep Bulletin - Online, 85(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a1.37