QUALIDADE DE VIDA E FUNCIONALIDADE DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS
Palavras-chave:
Idosos. Qualidade de vida. Funcionalidade.Resumo
O processo de envelhecimento caracteriza para muitos idosos a perda de autonomia e independência, sendo as casas de longa permanência cada vez mais procurada. O objetivo do estudo é analisar a capacidade funcional e a qualidade de vida dos idosos que residem em um condomínio de idoso pré e pós intervenção fisioterapêutica. Foi realizado um estudo longitudinal quantitativo e qualitativo, no Condomínio de idosos da cidade de Cascavel no período de maio a julho de 2014, a amostra foi composta de 22 idosos institucionalizados e foi avaliado pré e pós intervenção fisioterapêutica a qualidade de vida com o questionário SF-36, a funcionalidade com a escala de Barthel além do nível socioeconômico dos idosos. Não se observou diferenças estaticamente significativas na qualidade de vida e na funcionalidade dos idosos institucionalizados, porém podemos observar melhora clínica na escala de Barthel e no questionário SF-36 nos domínios de capacidade funcional, limitação física, dor, vitalidade e aspectos social, inferindo que as atividades fisioterapêuticas modificam a funcionalidade e a qualidade de vida de idosos que vivem em casas de longa permanência.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
QUALIDADE DE VIDA E FUNCIONALIDADE DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS. (2016). Fiep Bulletin - Online, 85(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a1.36