RELAÇÃO AMBIENTAL, CULTURAL/SOCIAL, E RISCOS POTENCIAIS DE DISSEMINAÇÃO DO AEDES AEGYPTI, VETOR DE TRANSMISSÃO DA DENGUE E RISCOS POTENCIAIS PARA A FEBRE CHINKUNGUNYA, ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE TAMBOARA-PR
Palavras-chave:
Fatores Ambientais, Análise, EpidemiaResumo
As crescentes epidemias de dengue no Brasil e no estado do Paraná onde a região noroeste do estado apresentou uma incidência alta nos anos de 2013/2014 e o surgimento dos primeiros casos de Febre Chinkungunya transmitida pelo mesmo vetor, na região norte do Brasil alertam para medidas preventivas e estudos científicos e epidemiológicos. O objetivo deste estudo é avaliar os casos de dengue na região noroeste do estado do Paraná, e relacionar com fatores ambientais, culturais e sociais em um município de pequeno porte. A metodologia utilizada foi através de pesquisa residencial onde se utilizou formulário de pesquisa elaborado pela equipe do Programa de Saúde da Família e Controle de Endemias do município de Tamboara-Pr, foram avaliadas 1450 residências representando 72,5% da área urbana, tendo identificados os prováveis focos de criadouros para o vetor da dengue e os riscos de disseminação do mosquito Aedes aegypti e Albopictus, e identificadas as regiões geográficas em três graus de risco. Conclui-se com este estudo que os fatores ambientais e o comportamento da população, associados aos fatores naturais climáticos da região noroeste do estado do Paraná, contribuíram para as crescentes epidemias sofridas, e que o trabalho de combate ao vetor requer medidas em parceria de entidades governamentais, gestores, mas principalmente na mudança de hábitos da população em geral.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
RELAÇÃO AMBIENTAL, CULTURAL/SOCIAL, E RISCOS POTENCIAIS DE DISSEMINAÇÃO DO AEDES AEGYPTI, VETOR DE TRANSMISSÃO DA DENGUE E RISCOS POTENCIAIS PARA A FEBRE CHINKUNGUNYA, ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE TAMBOARA-PR. (2016). Fiep Bulletin - Online, 85(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a1.23