EDUCAÇÃO PARA A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES: O VALOR DAS MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA.
Palavras-chave:
Educação, Prevenção, Exercícios Físicos, Doenças Cardiovasculares.Resumo
Introdução: Uma diminuição das atividades físicas diárias e exercícios físicos realizados pela população em geral, pode ser claramente observada, contribuindo para o aumento de doenças crônicas degenerativas e, consequentemente, para o aumento de Doenças Cardiovasculares. A prática de exercícios físicos está associada a um decréscimo na incidência de eventos cardiovasculares, juntamente com os cuidados na alimentação por meio de uma dieta equilibrada. Por isso, a educação, entendimento e motivação dos indivíduos para a adesão a programas de exercícios físicos e mudanças no estilo de vida são importantes e podem contribuir na prevenção dessas doenças. Metodologia: Revisão de literatura por assunto nas bases de dados MEDLINE (PUBMED), BIREME (LILACS) e SCIELO, publicados de 2008 a 2014 e livros publicados de 2005 a 2010. Objetivo: evidenciar a importância da educação dos indivíduos para a mudança de estilo de vida com a prática de exercícios físicos na prevenção de doenças cardiovasculares. Conclusão: A melhora dos hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos têm sido considerados eficazes à prevenção de doenças cardiovasculares e podem auxiliar no tratamento desses indivíduos, tornando-os capazes de realizar suas atividades com autonomia, autoconsciência e autodisciplina, conquistando assim, qualidade de vida, saúde e bem estar geral. A adesão às mudanças de estilo de vida só serão conquistadas quando compreendidas e introjetadas pelo indivíduo, sendo também, uma ação conjunta com os profissionais da saúde por meio da educação e conscientização, objetivando a redução da mortalidade e a melhora da qualidade e expectativa de vida.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
EDUCAÇÃO PARA A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES: O VALOR DAS MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA. (2016). Fiep Bulletin - Online, 85(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a1.21