RESPOSTAS DA PRESSÃO ARTERIAL E FREQUENCIA CARDÍACA EM RATOS SUBMETIDOS À DESIDRATAÇÃO CRÔNICA EM FASES INICIAIS DO PERÍODO PÓS-NATAL
Palavras-chave:
Sensibilidade a Sódio, Diurético, Pressão Arterial.Resumo
Estudos anteriores têm demonstrado que a sensibilidade a ingestão de sódio (SS) pode ser determinada antes do nascimento. No entanto, nenhum desses estudos avaliou se alterações no início da vida extra-uterina poderiam também promover mudanças nesta sensibilidade e na pressão arterial (PAM). Objetivo: determinar se a desidratação induzida pela administração de furosemide (FUR) em em ratos no período pós-natal altera a SS e a PAM durante a fase adulta. Métodos: Ratos Wistar jovens de 5 e 21 dias foram submetidos à desidratação através da aplicação subcutânea de FUR (10mg/kg). Após o período de desidratação, os animais tiveram quatro semanas de recuperação e foram submetidos a um teste de ingestão induzida de água e sódio. Para o registro da PAM os animais foram anestesiados e canulados. Resultados: Verificamos que, após desidratação induzida com administração de FUR nos ratos com 5 e 21 dias de vida, tanto o grupo controle como o grupo FUR tiveram comportamentos semelhantes em relação à ingestão de água e de sódio. Em relação aos níveis de PAM e FC observamos que após o tratamento com FUR em ratos a partir do 5º dia de vida houve um aumento dos níveis basais de PAM e uma redução da FC quando comparado ao grupo controle. Conclusão: Os resultados obtidos demonstram que alterações na homeostase hidromineral em ratos jovens não parecem alterar o apetite ao sódio, entretanto parecem ser fundamentais para a determinação dos níveis de pressão arterial.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
RESPOSTAS DA PRESSÃO ARTERIAL E FREQUENCIA CARDÍACA EM RATOS SUBMETIDOS À DESIDRATAÇÃO CRÔNICA EM FASES INICIAIS DO PERÍODO PÓS-NATAL. (2016). Fiep Bulletin - Online, 85(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a1.19