AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL EM PRATICANTES DE CICLISMO EM TERESINA.
Palavras-chave:
ciclismo, composição corporal, saúde.Resumo
A prática de atividade física reduz o risco com problemas de saúde a curto e a longo prazo. Dentre as práticas, o ciclismo está em ascensão independente da modalidade. O objetivo do presente estudo foi avaliar a composição corporal de atletas do grupo de Ciclismo Pedal Noturno Teresina. Trata-se de um estudo de caráter quantitativo e descritivo. Participaram do estudo 30 adultos com idades entre 18 a 60 anos, onde essa amostra foi escolhida de forma intencional. Verificou-se medidas de peso e altura e posteriormente calculou-se o índice de massa corporal (IMC), além disso, foi aplicado um questionário para investigação da percepção de saúde, motivo da prática e benefícios percebidos. Obteve-se como resultado um maior número de ciclistas inseridos na classificação de IMC aceitável/ideal, quanto à percepção de saúde a maioria se considerou com um bom estado de saúde e no que diz respeito aos benefícios proporcionados pelo ciclismo, a redução de peso é o mais citado, visto que na literatura as práticas de atividades aeróbias proporcionam diretamente essa ação como também melhora no sistema cardiorrespiratório e na qualidade de vida dos praticantes. Pode-se concluir ao final do estudo que o grupo de ciclista Pedal Noturno trata-se de um grupo heterogêneo, com composição corporal ideal e apresentando uma boa percepção do estado de saúde.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL EM PRATICANTES DE CICLISMO EM TERESINA. (2016). Fiep Bulletin - Online, 85(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a1.115