NÍVEIS DE CONHECIMENTO DA DETECÇÃO DO TRANSTORNO DE DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
DOI:
https://doi.org/10.16887/4gqdce07Palavras-chave:
transtorno, linguagem, pediatras, professores, pesquisaResumo
Este estudo é um menée no quadro do programa de estágio clínico em ortofonia da Universidade Autônoma de Assunção, em Itauguá, em 2024, e diz respeito às escolas e hospitais da região. O nível de conhecimento dos problemas de desenvolvimento da linguagem (TDL) foi comparado entre os alunos e os médicos. A questão de pesquisa foi a seguinte: qual é o nível de conhecimento desses dois grupos em relação à aprovação do TDL nos estabelecimentos escolares e na saúde de Itauguá entre agosto e dezembro de 2024? O objetivo geral é analisar e comparar esses níveis de conhecimento. Os objetivos sécifiques compreendem o estudo dos quadros teóricos do TDL, a identificação das abordagens de intervenção e a avaliação do nível de conhecimento dos profissionais. Ele lançou um estudo descritivo-comparativo, quantitativo, transversal e não experimental, utilizando um questionário de 20 perguntas importantes para conhecimentos e atitudes. Os resultados mostraram uma pontuação média de 6,8000 para professores e 6,0600 para pediatras, uma diferença de 0,7333 pontos. Embora o conhecimento dos pediatras tenha sido ligeiramente inferior, a diferença foi marginal, apresentando variações mínimas entre os dois grupos.
Downloads
Referências
Godoy, CB, Sellabona, ES, & Suñé, MV (2021). Intervención en Trastorno del Desarrollo del Lenguaje (TDL). Una revisión sistemática (2000-2020). Revista de Investigación en Logopedia.
Esteve Montaño, A. I. (2022). Trastorno del Desarrollo del Lenguaje. Programa de Intervención para niños/as de Educación Infantil.
Rodríguez, V. M. A., Santana, A. M. M., & Caballero, M. Á. A. (2017). La detección e intervención en habilidades narrativas en niños con trastorno específico del lenguaje en contextos educativos. Educación XX1
Herrera, M. M. C. (2024). Conocimiento del Trastorno del Desarrollo del Lenguaje en Docentes de Educación Inicial de Lima Metropolitana (Master's thesis, Pontificia Universidad Catolica del Peru (Peru)).
Artigas, J., Rigau, E., & García-Nonell, K. (2008). Trastornos del lenguaje. AEP: Protocolos de actualización, 24, 178-84.
Moreno-Flagge, N. (2013). Trastornos del lenguaje. Diagnóstico y tratamiento. Rev Neurol, 57(Supl 1), S85-94. DOI: https://doi.org/10.33588/rn.57S01.2013248
Billard, C. (2014). Desarrollo y trastornos del lenguaje oral en la infancia. EMC-Pediatría, 49(4), 1-11. DOI: https://doi.org/10.1016/S1245-1789(14)68962-9
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).


