INFLUÊNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH)
DOI:
https://doi.org/10.16887/aktfa255Palavras-chave:
TDAH. Educação Física. Crianças.Resumo
No cenário contemporâneo, a compreensão das complexas interações entre o corpo e a mente tem sido um campo de pesquisa em constante expansão. Entre as áreas de interesse está o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), uma condição neuropsiquiátrica que afeta principalmente crianças e, frequentemente, persiste na idade adulta. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a influência nas aulas de Educação Física em crianças com TDAH. Trata-se de um estudo de caráter descritivo, o estudo é classificado como pesquisa de campo. A população foi composta por professores escolares, e a amostra foi de três professores que trabalham com crianças com TDAH. Foi utilizado um questionário desenvolvido pelos pesquisadores responsáveis. Os dados coletados foram tabulados pelo programa Microsoft Office Excel 2007. Os resultados mostraram que pratica de atividade física na escola é contribui para a melhora das crianças com TDAH. Concluiu que a prática regular de exercícios físicos durante as aulas de educação física tem um impacto positivo no desenvolvimento físico e cognitivo de crianças com TDAH.
Downloads
Referências
ABDA, Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA). O que é TDAH? Disponível em: <https://www.tdah.org.br/o-que-e-tdah/>. Acesso em: 10 out. 2023.
BARBINO, A. M. P.; DO PRADO, L. Z.; GORAYEB, K. C. C. D. Avaliação do desenvolvimento motor infantil em indivíduos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). In: Anais do UNIC-Congresso de Iniciação Científica, Congresso de Professores e Congresso de Pós-Graduação. 2022. p. 193-193. Disponível em: https://periodicos.unifev.edu.br/index.php/unic/article/view/1608. Acesso em: 12 ago. 2024.
ENEAS JÚNIOR, J. S.; SOUZA, J. L. B.; LIMA, W. V. Desenvolvimento motor de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (tdah) nas aulas de educação física escolar. Recife: O Autor, 2023.29p.
FERNANDES, L. A. et al. Análise do exercício físico em crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): uma revisão integrativa. Revista da Sobama, Marília, v. 19, n. 1, p. 17-26, jan./jun. 2018. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/7957 Acesso em: 12/08/224. DOI: https://doi.org/10.36311/2674-8681.2018.v19n1.02.p17
NASCIMENTO, G. S. B. dos S. Os benefícios do exercício físico ao desenvolvimento cognitivo de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). 2023.
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/5870 Acesso em: 10/08/2024
PAIANO, R. et al. Exercício físico na escola e crianças com TDAH: um estudo de revisão. Revista Psicopedagogia, v. 36, n. 111, p. 352-367, 2019. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862019000400010. Acesso em: 10 set. 2024.
SILVA JÚNIOR, E. J.. Desenvolvimento motor de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) nas aulas de educação física escolar. Recife: O Autor, 2023. 29 p.
VIEIRA, P. S. A influência do esporte no desenvolvimento cognitivo de crianças com TDAH.O autor, São Luiz, 2023.44f.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).