ANÁLISE DO NÍVEL DE SEDENTARISMO RELACIONADA À ATIVIDADE FÍSICA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DOS POLICIAIS MILITARES DO 3º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO ACRE
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiepbulletin.v94i1.6818Palavras-chave:
Sedentarismo; 5° Batalhão da Polícia Militar; Atividade física; Atividade física.Resumo
O escopo deste artigo científico está intrinsicamente voltado em buscar uma análise sistemática no tocante ao nível de sedentarismo dos policias militares lotados no 5° Batalhão de Policia Militar do Estado do Acre, localizado na cidade de Rio Branco, capital deste Estado. Com isto, elaboramos uma pesquisa metódica a partir de um questionário com questões que expressam o relacionamento dos policiais militares, em questão, com a prática da atividade física em detrimento de um comportamento sedentário e hipocinético. Por fim, realizamos uma análise dos dados auferidos por meio de gráficos resultantes dos questionamentos levantados em sede desta pesquisa, bem como destacando a relevância dos Profissionais de educação física em um Batalhão de Policia Militar.
Downloads
Referências
BARBANTI, V. J. Aptidão física e saúde. Revista Festur, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 5-8, 1993.
CASPERSEN.C.J. et al. Physical activity, exercise and physical fitness. Public Health Reports, v.100, n.2, p.126-131, 1985.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5. Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.
GUISELINI, Mauro. Aptidão física bem-estar. 2ª Ed. São Paulo: Phorte, 2006.
NAHAS, M. V.; BARROS, M. V. G.; FRANCALACCI, V. L. O pentáculo do bem-estar: base conceitual para avaliação do estilo de vida de indivíduos ou grupos. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 5, n. 2, 2000, 48-59.
NAHAS, M.V. Atividade física, saúde e qualidade de vida. 4.ed. Londrina: Midiograf, 2006.
NAHAS, Markus Vinicius. Atividade Física, Saúde e Qualidade de vida: Conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 3. Ed. rev. e atualizado. Londrina: Ed. Midiograf, 2003.
NOBRE, Carlos Antônio Moreira. Um estudo sobre a situação da saúde física das policiais femininas do 1º batalhão da polícia militar do estado do acre. (Especialização) Universidade Federal de Ouro Preto - Universidade Aberta do Brasil Proex – especialização em gestão de políticas públicas em gênero e raça a importância da atividade física. Ouro Preto, 2012.
OMS – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (2011). Saúde para Todos no Século XXI – Política de Saúde para a Europa. OMS, Delegação Regional para a Europa, Copenhaga (versão “draft”).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).