ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA DOR CRÔNICA NO OMBRO
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiepbulletin.v94i1.6802Palavras-chave:
Agulhas, Articulação Glenoumeral, Medicina Tradicional ChinesaResumo
Introdução: A dor no ombro é a segunda queixa dominante nos ambulatórios de especialidades osteoarticulares, que pode prejudicar de 15 a 25% da população, com a ocorrência aumentando ao avançar da idade. Por vez, acupuntura é uma técnica da medicina tradicional chinesa que tem como intuito a cura através da inserção de agulhas em pontos específicos sobre canais energéticos corporais, o qual denominamos meridianos. Objetivo: Esta pesquisa tem como objetivo avaliar os benefícios da acupuntura no tratamento da dor crônica na articulação do ombro. Métodos: Para isso, foram recrutados três pacientes que apresentam dor crônica no ombro para serem submetidos ao tratamento com acupuntura, sendo utilizados pontos de acupuntura comuns e específicos para cada paciente, de acordo com o diagnóstico oriental de pulso e língua onde foram avaliados os resultados do tratamento. Resultados: A queixa e a dor na articulação do ombro foi zerada após finalizar as sessões pré-estabelecidas. Conclusão: Foi possível observar através dos dados obtidos nesta pesquisa, que a acupuntura é uma técnica eficaz para tratar e eliminar as dores no ombro. Com tudo, contribui para a melhora da qualidade de vida.
Downloads
Referências
CHAD, Cook. et al. Testes ortopédicos em Fisioterapia. 2 a ed. São Paulo: Manole, 2015.
KIBAR, S. et al. Laser Acupuncture Treatment Improves Pain and Functional Status in Patients with Subacromial Impingement Syndrome: a randomized, double-blind, sham-controlled study. Pain Medicine, [S.L.], v. 18, n. 5, p. 980-987, 5 nov. 2016. Oxford University Press (OUP). http://dx.doi.org/10.1093/pm/pnw197 DOI: https://doi.org/10.1093/pm/pnw197
MACIOCIA, Giovanni. Os fundamentos da medicina chinesa. 3ª ed. Rio de Janeiro: Roca, 2017. WANG, Bing. Principios de medicina interna do Imperador Amarelo. 2ª ed. São Paulo. Icone, 2017.
RAMOS, M.R.F. et al. Comparação Entre Acupuntura e Bloqueio Anestésico do Nervo Supraescapular para Analgesia do Ombro. Revista Brasileira de Terapias e Saúde, [S.L.], v. 8, n. 1, p. 1-6, 2017. Omnipax Editora. DOI: https://doi.org/10.7436/rbts-2017.08.01.01
SANTOS, Mariane Ferreira dos et al. O efeito analgésico da acupuntura na dor crônica e sua aplicabilidade no Sistema Único de Saúde: Revisão da literatura. 2017.
VIEIRA, Mário. Acupuntura e medicina integrativa: Sabedoria milenar, ciência e bem-estar. São Paulo: MG Editores, 2017.
YAN, C.Q. et al. Detection of peripheral and central sensitisation at acupoints in patients with unilateral shoulder pain in Beijing: a cross-sectional matched case control study. Bmj Open, [S.L.], v. 7, n. 6, p. 1-9, jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.1136/bmjopen-2016-014438
FOCKS, Claudia. Guia prático de acupuntura. 2ª ed. São Paulo: Manole, 2018.
NUNES, Achilles. et al. Manual de Fisioterapia Ortopedia e Traumatologia. 1 a ed. Bahia; Sanar, 2020.
ROHDE, Ciro. Medicina integrativa na prática clínica. 1ª ed. Editora Manole; São Paulo, 2021.
DARIN, Natália Lima. Efeitos da acupuntura no tratamento da dor no ombro. Escola Brasileira de Medicina Chinesa-EBRAMEC. P.9-11, jun, 2017. Disponivel em: https://www.ebramec.edu.br/wp-content/uploads/2019/05/TCC-Vera-Lucia-ACU51- 2.pdf acesso em: novembro, 2022.
LIMA, Paulo Renato. Manual de acupuntura-direto ao ponto. 6ª ed. São Paulo: Zen, 2022.
SANTOS, Fernanda. Facilitando Acupuntura. 1a ed. São Paulo: Inserir, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).