15 - CONHECIMENTO SOBRE PSICOMOTRICIDADE DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Desenvolvimento psicomotor, Conhecimento, DocentesResumo
Para que o professor tenha êxito em suas ações é primordial o conhecimento, prática e domínio das ferramentas necessárias para a detecção, acompanhamento e intervenção nas dificuldades psicomotoras O presente estudo teve como objetivo avaliar o nível de conhecimento sobre Psicomotricidade de professores da primeira fase do Ensino Fundamental, com uma amostra de 188 professores da rede municipal. O estudo foi realizado de forma on-line por meio de um questionário semiestruturado com 17 questões relacionadas ao conhecimento teórico e prático dos professores acerca do tema psicomotricidade. Os resultados mostraram que a maioria é do sexo feminino, pedagogas, com idade entre 36 e 49 anos, atuando em escolas públicas há mais de 15 anos. Quanto ao conhecimento sobre psicomotricidade, 55,9% afirmaram ter adquirido conhecimento na graduação, com grau de conhecimento médio. Nas questões de conhecimento teórico, a maioria, cerca de 60%, acertou as questões para elementos da psicomotricidade. Na c prática, as professoras ficaram abaixo de 42,6%. Assim, foi possível concluir que o nível de conhecimento dos professores sobre psicomotricidade, com base no percentual encontrado de acertos, ainda é superficial, demonstrando que embora os professores participantes deste estudo tenham afirmado ter um nível médio de conhecimento, muitos erraram as questões quando aplicadas ao conhecimento da prática.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).