06 - ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO DO IFRR: PERÍODO DE TRANSIÇÃO DAS AULAS REMOTAS PARA PRESENCIAIS.
Palavras-chave:
Ensino médio. Desenvolvimento motor. T. Teste KTKResumo
Durante dois anos a Educação Física Escolar sofreu com o processo pandêmico que limitou a execução das atividades previstas no mundo e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. Diante destes aspectos, neste estudo se fez essencial a realização de testes para avaliar o desenvolvimento motor, processo que compreende a aquisição de habilidades motoras e é essencial para o desenvolvimento de outras capacidades físicas, vendo que os escolares foram restringidos das saídas de casa, bem como interações ao ar livre. A amostra estudada foi composta por 36 escolares do ensino médio, de ambos os sexos, com idade de 15 a 17 anos, residentes no município de Boa Vista-RR. O estudo ocorreu no Ginásio de Esportes do IFRR, e o instrumento de pesquisa usado foi a bateria de testes (Körperkoordination Test für Kinder –KTK), proposto por (SCHILLING; KIPHARD, 1974). Sendo quatro tarefas a serem realizadas: traves de equilíbrio, saltos monopedais, saltos laterais e transferência sobre plataformas. O resultado do teste classificou o nível do desenvolvimento motor da amostra como normal, tendo 87,8% dos escolares com a coordenação motora normal e 12,8% com a coordenação motora boa. Concluindo que a análise dos componentes do teste pode auxiliar outros pesquisadores e profissionais que atuam com Educação Física escolar e iniciação esportiva a traçar projetos específicos para o desenvolvimento motor dos escolares no retorno às aulas presenciais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).