48 - SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL ORAL EM PACIENTES HOSPITALIZADOS COM COVID-19
Palavras-chave:
Nutrição. Covid-19. Saúde. Suplementos Nutricionais OraisResumo
Introdução: Os primeiros registros de Covid-19 com características desconhecidassurgiram na cidade de Wuhan, China. Os sinais e sintomas eram parecidos com pneumonia. Ocorreram outras manifestações clínicas, porém no trato respiratório foi bastante notória. O surto de Covid-19 mudou profundamente a vida humana e trouxe novos desafios aos sistemas de saúde em todo o mundo. Indivíduos infectados com Covid-19 devem ser tratados para prevenir ou melhorar a desnutrição.
Objetivo: Elaborar uma revisão sobre suplementos nutricionais orais em pacientes com Covid-19 e/ou em recuperação. A presente pesquisa consistiu em uma revisão de literatura narrativa, realizada com base em artigos contidos em periódicos científicos, aportados nas bases PubMed e Scielo.
Métodos: Revisão de literatura, realizada nas plataformas Google Academic, PubMed e Scielo.
Resultados: a suplementação nutricional oral hiperproteica, hipercalórica, normocalórica, com adição de fórmula contendo módulo de proteína e imunomoduladores, assim como a ingestão de vitaminas A e D também as vitaminas B, vitamina C, ácidos graxos poliinsaturados ômega-3, bem como selênio, zinco e ferro, podem apresentar benefícios para pacientes acometidos por Covid-19, porém, são necessários estudos mais aprofundados.
Conclusão: A nutrição é elementar e fundamental no processo de recuperação de pacientes sobreviventes de Covid-19, se destacando a suplementação oral hiperproteica e hipercalórica ou produto normoprotéico e normocalórico com adição de fórmula contendo módulo de proteína e imunomoduladores.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).