44 - RELIGIOSIDADE DE IDOSOS DO PROJETO VIDA ATIVA NA COVID-19
Palavras-chave:
Religiosidade, Idoso, Covid-19.Resumo
No ano de 2020 houve o aparecimento da pandemia da covid-19, e com ela surgiu diversos prejuízos para a sociedade nos seus diversos aspectos, sendo o público idoso um dos mais afetadas, principalmente, no que tange a dimensão psicológica. E com isso, a religiosidade apresenta-se como forma utilizada para perpassar por essas adversidades. Dessa forma, a pesquisa objetiva verificar a religiosidade dos idosos do Projeto vida Ativa no período da Pandemia da COVID-19. Tratando-se assim de uma pesquisa de campo, exploratória, abordada de forma quantitativa. Sendo constituída de 24 idosos praticantes de atividade física do Projeto Vida Ativa do Centro Universitário de Patos – UNIFIP da cidade de Patos – PB. Fazendo assim da utilização de um questionário semiestruturado contendo 15 questões objetivas. Como resultado observa-se que o período pandêmico fez com que os idosos passassem mais tempo em suas residências, mantendo assim um vínculo maior com seus familiares. Assim como, em decorrência da maior permanência domiciliar, a maioria dos idosos puderam se dedicar diariamente a práticas de sua religião, e assim continuassem dedicados a manter a religiosidade vinculada a todos as dimensões de sua vida e consequentemente através dela pudesse passar pelo período pandêmico. Portanto, a religiosidade dos idosos foram de grande importância para que eles pudessem passar pela pandemia da covid-19, como também para contornar todas as tribulações trazidas pelo contexto pandêmico.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).