36 - PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA A SAÚDE (QVRS) DE UNIVERSITÁRIOS DO AMAZONAS
Palavras-chave:
Qualidade de Vida, Universitários, Saúde PreventivaResumo
Introdução: A Qualidade de Vida Relacionada a Saúde (QVRS), variável subjetiva e multidimensional, tem intrigado pesquisadores do mundo contemporâneo, por ser determinante na promoção de saúde de qualquer população. Desta forma, este estudo buscou verificar a percepção sobre qualidade de vida de universitários do estado do Amazonas, Brasil. Metodologia: Estudo descritivo de corte transversal e abordagem quantitativa, envolvendo 600 alunos (272 homens e 328 mulheres), com idades entre 18 e 37 anos (25,54 ± 5,36). O instrumento utilizado para avaliação da QVRS foi o SF-36, instrumento que avalia conceitos físicos e mentais englobados em oito domínios distintos. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva simples, com determinação de médias, medianas e desvios-padrão, observando-se o nível de significância de 5% (p?0.05). Resultados: Os domínios avaliados que se apresentaram satisfatórios foram capacidade funcional (84,0), dor (41,0), vitalidade (56,8) e saúde mental (65,4). Já os domínios limitação por aspectos físicos (72,2), estado geral de saúde (48,1) e limitação por aspectos emocionais (62,2) apresentaram valores insatisfatórios. Na comparação entre gêneros, não foram encontradas diferenças significativas. Conclusão: O nível de QVRS da amostra foi classificado como satisfatório, mas com domínios como limitação por aspectos físicos, saúde mental, vitalidade e aspectos emocionais não muito satisfatórios, especialmente por tratar-se de universitários com baixa idade média, o que reforça a necessidade de se pesquisar os fatores que têm influenciado negativamente a qualidade de vida geral desta população, merecendo mais atenção por parte de pesquisadores e gestores públicos da área da saúde preventiva.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).