22 - EVOLUÇÃO NUTRICIONAL EM MENORES DE 5 ANOS DE IDADE EM FOZ DO IGUAÇU, PARANÁ, BRASIL
Palavras-chave:
Diagnóstico, Infância, Transição NutricionalResumo
O estado nutricional infantil tem sido reconhecido como um importante indicador que reflete o estado de desenvolvimento desta faixa etária, pois descreve resultados importante para detecção do estado nutricional do momento e tem como finalidade prevenir possíveis alterações no desenvolvimento infantil. O objetivo desta pesquisa foi analisar e comparar o estado nutricional de crianças de 0 a 5 anos de idade dos Centros Municipais de Educação Infantil do município de Foz do Iguaçu-PR, nos anos de 2017 e 2018. Estudo descritivo e quantitativo, realizado com os dados obtidos pelo banco de dados do Setor de Vigilância Epidemiológica do município, sendo considerados os diagnósticos de magreza acentuada, magreza, eutrofia, risco de sobrepeso, sobrepeso e obesidade. Encontrou-se como consequência da análise a redução do estado nutricional em 19,1% das crianças, aumento em 20,8%, e 60,1% das crianças mantiveram o diagnóstico do ano anterior. Em ambos os sexos, os valores de eutrofia reduziram em relação ao ano anterior, e houve aumento dos estados de sobrepeso e obesidade. A análise dos dados evidencia o processo de transição nutricional infantil, bem como, constitui um alerta importante para os aumentos de sobrepeso e obesidade nessa população.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).