62 - POLÍTICAS PÚBLICAS HACIA LA CONSTRUCCIÓN DE UNA EDUCACIÓN FÍSICA DE CALIDAD
Palavras-chave:
Políticas Públicas, Educação Física, QualidadeResumo
Este artigo tem como objetivo divulgar o estabelecimento de políticas públicas voltadas para a solução de problemas de natureza pública, como a aptidão docente na área de Educação Física, Recreação e Esportes de instituições oficiais de ensino. Onde atualmente não existe um profissional de conhecimento específico para ensinar atos pedagógicos nos estágios iniciais da formação do aluno, onde é de vital importância que haja um processo efetivo para o desenvolvimento evolutivo ideal desde a primeira infância. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar como está a área de Educação Física, Recreação e Esportes na América Latina, a partir das diferentes instituições oficiais de ensino de pré-escola e ensino fundamental. Fez parte da abordagem quantitativa e com desenho não experimental. Os sujeitos do estudo foram 17 Graduados em Educação Física de diferentes instituições de ensino da América Latina. A técnica utilizada foi o inquérito com características dicotômicas de questão e as informações foram registradas por meio de gráficos. A análise dos resultados mostrou o seguinte: a) apenas 16 países possuem conteúdos curriculares na pré-escola e no ensino fundamental, amparados por diretrizes do Ministério da Educação nacional; b) apenas 15 países têm planos para áreas específicas de pré-escola e ensino fundamental em nível curricular; c) Apenas 6 países possuem professores com conhecimentos específicos que ensinam a área de educação física nos níveis de pré-escola e ensino fundamental. As Políticas Públicas devem ser consideradas, então, como o veículo para a construção de uma Educação Física de Qualidade, para suprir todas as necessidades que estão imersas neste setor, de forma a beneficiar e fortalecer os processos de ensino-aprendizagem dos alunos. escolares.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).