INDICADORES DE SAÚDE DE ADOLESCENTES DE 13 E 14 ANOS DO MEIO URBANO E RURAL: um estudo em escolas públicas de Santa Cruz do Sul RS
Palavras-chave:
aptidão física relacionada à saúde de adolescentes, meio urbano e rural, escolas públicas.Resumo
Este estudo de caráter descritivo-exploratório, objetiva comparar o perfil de aptidão física relacionada à saúde de escolares com 13 e 14 anos, de escolas públicas, da zona urbana e rural de Santa Cruz do Sul. São sujeitos 597 indivíduos de ambos os sexos, alunos da rede municipal e estadual de ensino, das escolas das zonas urbana e rural de Santa Cruz do Sul RS. Para coleta de dados aplicamos a bateria de testes somatomotores do Projeto Esporte Brasil (Massa Corporal, IMC, flexibilidade, força/resistência abdominal, força/ resistência de membros superiores e resistência aeróbica). A análise estatística é a descritiva (média e desvio padrão), ANOVA e Post Hoc Test de Scheffé. Os dados nos mostram que nas variáveis analisadas, as médias de sujeitos do meio rural são maiores do que o urbano, porém não apresentam diferenças significativas entre a zona urbana e rural nos índices de aptidão física relacionados à saúde. Com relação às tabelas normativas do PROESP percebemos que na flexibilidade, força/resistência abdominal, resistência aeróbica, os índices oscilam entre o fraco e o razoável e na força/resistência dos membros superiores, os índices são bons. Concluímos, diferente do que se esperava, que no grupo investigado, os índices de aptidão relacionada à saúde de adolescentes do meio urbano e rural são semelhantes, o que nos leva a crer que o contexto de vida, condições e influências de entorno devem ser semelhantes nos dois contextos, até porque os meios de comunicação de massa, as proximidades de ambientes, as facilidades de locomoção e acesso aos meios educacionais e culturais são semelhantes nos contextos investigados.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
INDICADORES DE SAÚDE DE ADOLESCENTES DE 13 E 14 ANOS DO MEIO URBANO E RURAL: um estudo em escolas públicas de Santa Cruz do Sul RS. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5331