POSSIBILIDADES DE UMA RELAÇÃO MAIS FLUIDA ENTRE AS PRÁTICAS ESPORTIVAS E A SUBJETIVIDADE INFANTIL. REFLEXÕES PRELIMINARES.
Palavras-chave:
Subjetividade Infantil, Discursos Públicos, Concepção de Esporte.Resumo
O presente estudo constitui-se em uma reflexão preliminar que reúne resultados de duas pesquisas cujo objetivo principal foi o de compreender como a concepção de infância está concebida nos ideários e nos fazeres pedagógicos das práticas esportivas que constituem o cotidiano de um projeto social, na perspectiva dos atores que o constituem. Também explicita análises interpretativas sobre o papel que os discursos públicos podem exercer na consolidação das concepções de sujeito e de subjetividade infantil. O contexto investigado é um Projeto Social não-governamental, pedagogicamente organizado para atender crianças de periferia urbana que tem como eixo central da sua proposta político pedagógica a idéia de Educação e Saúde através do Esporte. Foram principais instrumentos de pesquisa: a análise de documentos, observações etnográficas e entrevistas semi-estruturadas. O processo analítico evidenciou que a influência da ideologia meritocrática, há muito tempo enraizada no pensamento liberal norteamericano, está fortemente presente nestes ambientes (governamentais e não-governamentais) pedagogicamente organizados para “educar” a infância a partir do desporto. A igualdade de oportunidade, chamada de “inclusão social”, é entendida como o ato de situar todas as crianças em um mesmo ponto de partida e facilitar a trajetória individual de cada uma dentro do sistema sem preocupar-se por políticas e ações que modifiquem suas diferenças individuais e coletivas, já que cada uma chegará, a partir daí, por esforço próprio, até onde mereça.Downloads
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
POSSIBILIDADES DE UMA RELAÇÃO MAIS FLUIDA ENTRE AS PRÁTICAS ESPORTIVAS E A SUBJETIVIDADE INFANTIL. REFLEXÕES PRELIMINARES. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5242