AVALIAÇÃO MOTORA EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL MATRICULADAS NO ENSINO PÚBLICO REGULAR DE FLORIANÓPOLIS/SC
Palavras-chave:
Paralisia Cerebral. Gross Motor Function Measure-GMFM. Educação Física Escolar.Resumo
O conhecimento do professor de Educação Física Escolar sobre características motoras peculiares de alunos com Paralisia Cerebral (PC) é aspecto emergente num momento em que a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais é amplamente discutida e colocada em prática. Este trabalho, descritivo-diagnóstico do tipo transversal, buscou avaliar a motricidade ampla de crianças com PC, de 04 a 15 anos, matriculadas no ensino público regular de Florianópolis/SC de fevereiro a maio de 2005. Para a avaliação motora foi utilizado o GMFM-88, com verificação de histórico pré, peri e pós natal feita pelo preenchimento de um Formulário de Antecedentes. Foram avaliadas 22 crianças, com idade média de 7,9 anos, sendo a maioria do sexo feminino (63,3%), e quadriparesia o quadro mais freqüente (36,4%). Quanto à descrição de antecedentes, verificou-se extrema prematuridade (19%); muito baixo peso de nascimento (25%); asfixia peri-natal (42,8%); diagnóstico da PC só aos 5 anos (27,3%). Na motricidade, menores escores foram obtidos pelos casos de Quadriplegia e Coreo-atetose, com esperado valor zero em funções de ficar Em Pé e Andar, Correr e Pular. Meninas tiveram Escore-Total em valor médio maior que meninos, diferença não estatisticamente significante. A fim de possibilitar a inclusão dessa população na Educação Física Escolar, é importante conhecer suas potencialidades motoras, elaborando planejamento que envolva o educando e previna o reforço de padrões patológicos de movimento, promovendo a qualidade de vida de tal população.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AVALIAÇÃO MOTORA EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL MATRICULADAS NO ENSINO PÚBLICO REGULAR DE FLORIANÓPOLIS/SC. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5238