BALANÇO HÍDRICO E AVALIAÇÃO DA COLORAÇÃO DA URINA EM ATLETAS DO SEXO MASCULINO DE NATAÇÃO
Palavras-chave:
natação, gravidade específica, coloração da urina.Resumo
Durante o exercício, as perdas hídricas são dependentes da intensidade e do estresse térmico. A reposição hídrica durante a atividade física tem sido recomendada para repor a perda total pela sudorese e garantir assim a homeostasia corporal. O desempenho do atleta na piscina depende de vários fatores, incluindo genética, treinamento, motivação e dieta. Dentro do fator dieta há algo muito importante que pouco tem sido observado pelos atletas e os próprios técnicos: a quantidade de água ingerida antes, durante e após o treino. O objetivo deste estudo foi medir a ingestão de líquidos, a taxa de sudorese, a desidratação, a coloração e gravidade específica da urina na natação. Cinco atletas de nível internacional do sexo masculino, idade 20±1,8anos, estatura 188±5,55cm, massa corporal 80,22±0,62kg, participaram deste estudo durante o treinamento de 30 dias. O tempo total para completar a sessão de treinamento foi de 165±12minutos, a temperatura média da água da piscina foi de 28,83±1,45ºC e do ambiente 20,28±1,84ºC (termoneutro). A sudorese total foi de 1,58±0,48L, a ingestão total de líquidos foi de 553,14±109,52ml.h-1, a coloração da urina foi de 3,90±0,42 antes do treino e 2,58 ± 0,85 após e a gravidade específica 1.018,04 ± 2,13 e 1.010,38 ± 3,23, respectivamente. A variação da massa corporal foi de 0,07%, após uma reposição hídrica de 8,27±51,62% acima das perdas hídricas totais. Concluiu-se que o treinamento de natação não potencializou o estado de desidratação e que a ingestão de líquido “ad líbitum” foi suficiente para minimizar o estado de desidratação verificado antes do treinamento.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
BALANÇO HÍDRICO E AVALIAÇÃO DA COLORAÇÃO DA URINA EM ATLETAS DO SEXO MASCULINO DE NATAÇÃO. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5216