OS JOGOS DAS PAIXÕES ORDINÁRIAS NAS EMOÇÕES ASCENSIONAIS. O IMAGINÁRIO SOCIAL DOS ESCALADORES
Palavras-chave:
Esporte, Escalada, Emoções.Resumo
Essa pesquisa tem como objetivo identificar quais os sentidos que a emoções assume nos discursos dos praticantes de escaladas.Quando o homem está nas encostas da montanha o ele procura sensações prazerosas, porém para obter essas sensações ele transgride regras de sobrevivência, busca chegar o mais próximo possível da linha divisória da vida com a morte, chegar próximo dessa linha é o êxtase para todo aventureiro das montanhas, é no limiar dessa divisória que ele consegue interagir com o seu eu interior.Tendo como intenção entender a subjetividade dos escaladores, foram realizadas dez entrevistas semi-estruturadas buscando nos discursos dos praticantes, por meio de interpretação, pistas úteis na compreensão do fenômeno escalada, assim como a subjetividade dos atores sociais, extraindo de cada discurso singularidades, penetrando no texto, encontrando sentidos no que foi dito e no que não foi dito, nos sentidos patentes e nos latentes. Sendo utilizado também a associação livre de idéias, através de palavras indutoras Escalar, Topo, Medo, Prazer, Frustração, Morte, Vida, Montanha, Natureza e Altura. Fundamentamos a interpretação dos resultados na analise do discurso em Eni Orlandi (2001). Os resultados apontam como principal indutor das escaladas a vertigem, já que ela precede ao tão procurado prazer, verificamos que os escaladores ao se encontrarem em situações de risco, com a integridade física ameaçada, o seu corpo é invadido pela sensação de vertigem, porém ao ultrapassar este momento de angustia, e o escalador sente-se confortavelmente fora do perigo, tem o seu organismo “inundado” por uma grande porém rápida sensação de extremo prazer.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
OS JOGOS DAS PAIXÕES ORDINÁRIAS NAS EMOÇÕES ASCENSIONAIS. O IMAGINÁRIO SOCIAL DOS ESCALADORES. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5183