OS ESPORTES DE AVENTURA NA PÓS-MODERNIDADE E AS IDÉIAS DE MICHEL MAFFESOLI
Palavras-chave:
Pós-modernidade, esporte, aventura.Resumo
Este artigo aborda as idéias de Michell Maffesoli a respeito da sociedade pós-moderna e a relação dos esportes de aventura e risco neste momento, onde parece haver o ressurgimento de estruturas arquetípicas, arcaicas. Optou-se pelos esportes na natureza do ar, vôo livre e pára-quedismo; da terra, montanhismo e treking; da água, rafting; e pelo skatestreet, esporte de aventura realizado no meio urbano. Este estudo de natureza qualitativa possui como objetivos: a) identificar a presença das características da pós-modernidade nos discursos de praticantes de esportes de aventura e risco na natureza e no meio urbano; b) verificar as relações existentes nas falas dos praticantes dos esportes de aventura e risco nos espaços do ar, terra e água. O estudo se caracteriza por uma abordagem de meta-análise, a partir das interpretações dos estudos de Kátia Passos (2005) Treking, Manuela Gonsales (2004) Pára-quedismo, Fabiana Rodrigues (2004) Rafting, Vera L.Costa (1999) Montanhismo, Maria Regina Costa (2004) Skatestreet, Luciana Abdalad (2001) Vôo Livre, e análise do conteúdo a partir das falas desses praticantes dos esportes de aventura e risco. Em uma abordagem inicial certificamos que os esportes de aventura e risco estão enquadrados com características da pós-modernidade conforme qualificados nos estudos anteriores já citados. São tempos das tribos, do nomadismo, errância, razão sensível, da aventura. Os lugares fazem o elo. Percebe-se que essas características emergem de forma significativa nos discursos de praticantes de esporte de aventura e risco.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
OS ESPORTES DE AVENTURA NA PÓS-MODERNIDADE E AS IDÉIAS DE MICHEL MAFFESOLI. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5179