QUALIDADE DE VIDA E ESCLEROSE MÚLTIPLA REVISÃO DE LITERATURA
Palavras-chave:
Qualidade de vida, Esclerose Múltipla e depressão.Resumo
A avaliação da qualidade de vida (QDV) começou a ser acrescentada nos ensaios clínicos como uma terceira dimensão a ser avaliada, tendo em vista a necessidade de acompanhar a evolução da doença e suas repercussões no bem-estar do paciente, principalmente em doenças crônicas como a Esclerose Múltipla (EM.). A E.M. é uma doença desmielinizante que acomete o Sistema Nervoso Central. A doença geralmente acomete adultos jovens no auge de sua vida pessoal e profissional, sendo considerada uma doença incapacitante e por isso traz conseqüências desastrosas na auto-estima e na capacidade sócio-econômica dos pacientes. A avaliação da QDV requer avaliação multifatorial e podemos observar que em pacientes com EM vários aspectos estão envolvidos como: tempo de doença, fadiga, depressão e alterações físicas. Em relação à população saudável, pacientes com EM apresentam significativa redução na qualidade de vida. Dentre os instrumentos mais utilizados para a aferição de QDV em EM., a escala SF-36 é a mais amplamente utilizada seguida da MSQoL-54, que é uma escala específica e derivada da primeira. Em relação aos fatores que influenciam a QDV, podemos perceber que este paciente necessita de uma abordagem multi e interdisciplinar, pois o tratamento medicamentoso, psicológico e fisioterapêutico estão diretamente relacionados com os fatores de risco para redução da QDV.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
QUALIDADE DE VIDA E ESCLEROSE MÚLTIPLA REVISÃO DE LITERATURA. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5124