CONSIDERAÇÕES QUANTO AO NÍVEL DE APTIDÃO FÍSICA E ACLIMATAÇÃO RELACIONADO PERDA DE FLUIDOS CORPORAIS
Palavras-chave:
.Resumo
O propósito deste estudo é avaliar o nível de desidratação que estudantes universitários podem chegar em uma sessão de exercícios outdoor com a duração de uma hora e verificar a relação entre a taxa de sudorese, nível de aptidão física e aclimatação. Um grupo (n=25), composto por homens e mulheres que mantinham atividade física regular e foi submetido a realizar uma hora de exercícios físicos em uma pista de atletismo em um modelo de circuit training (CT). O grupo foi dividido em dois subgrupos, hidratados (GH) e não hidratados (GNH). Cada integrante do GH ingeriu 200ml de água no início do CT e a cada 15minutos durante o tempo total de exercícios. O GNH não realizou qualquer tipo de hidratação durante o CT. As variáveis analisadas foram o peso corporal(PC) inicial, o PC após o CT e a diferença entre os valores do PC para determinar a perda de PC (PPC). A média de PPC para GH e GNH foi respectivamente de 185,71g e 745,45g. Valores de PPC de 1,1Kg foram encontrados em alguns indivíduos do GNH, enquanto no GH alguns indivíduos ganharam 100g de peso corporal. A média de PPC para homens do GH foi de 131,19g e para as mulheres do GH foi de 42,86g. A média de PPC dos homens do GNH foi de 1066,67g e para mulheres foi de 625g. Os valores encontrados sugerem uma maior atividade secretória das glândulas sudoríparas em homens e mulheres treinados. Comparando homens e mulheres, os homens apresentaram maior produção por glândula.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
CONSIDERAÇÕES QUANTO AO NÍVEL DE APTIDÃO FÍSICA E ACLIMATAÇÃO RELACIONADO PERDA DE FLUIDOS CORPORAIS. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5122