AVALIAÇÃO DE FORÇA DE PREENSÃO MANUAL EM IDOSOS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO
Palavras-chave:
Musculação, Força de preensão manual, idosas.Resumo
Introdução: A prática regular de exercícios resistidos é uma boa maneira de reduzir ou prevenir as perdas funcionais associadas ao envelhecimento, compensando a redução da massa e força muscular relacionadas a idade. De acordo com a literatura a importância da função muscular na autonomia dos idosos reside no fato da força associar-se inegavelmente a uma grande quantidade de atividades cotidianas, ou seja, trabalhar a força muscular tem como objetivo a manutenção da independência e autonomia na vida dos idosos. Objetivo: O objetivo do presente trabalho foi analisar a força de preensão manual em idosas praticantes de musculação, pós um treinamento especifico de fortalecimento dos músculos flexores do antebraço.Metodologia: A amostra foi composta por 14 idosas, com faixa etária compreendida entre 65 a 75 anos, praticantes de musculação de Projeto AFRID, as voluntárias treinaram durante 16 semanas, 3 vezes por semana utilizando cargas de alta intensidade (70% a 80% da carga máxima).O instrumento de coleta utilizado foi o teste de preensão manual ou dinamometria manual conforme a padronização citada por SOARES e SESSA (1995), protocolado por MATSUDO, (2000). Resultados: Os resultados demonstraram que as alunas obtiveram aumento significativo, estatisticamente comprovadas na média, e no teste t de Student. Tabela - Performance da força de preensão manual muscular.Conclusão: Os dados apontam uma melhora no nível de força de preensão manual nas idosas. Assim o treinamento de força corretamente prescrito e orientado desempenha importante papel na prevenção, conservação, e recuperação da capacidade funcional dos indivíduos, repercutindo positivamente em sua qualidade de vida.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AVALIAÇÃO DE FORÇA DE PREENSÃO MANUAL EM IDOSOS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5120