COMPORTAMENTO DA FUNÇÃO PULMONAR EM PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA CARDÍACA
Palavras-chave:
pressão positiva contínua nas vias aéreas, função pulmonar, cirurgia cardíaca.Resumo
Atualmente são realizadas cerca de 275.000 cirurgias cardíacas em todo o mundo, com mortalidade operatória oscilando entre 1 a 15%. Apesar dos avanços tecnológicos, as complicações pulmonares (CPs) são frequentemente observadas e o comprometimento da função pulmonar representa importante causa de morbidade e mortalidade no pósoperatório(PO). A ventilação não invasiva (VNI) tem sido utilizada com o intuito de reverter ou amenizar tal quadro. Avaliar se a pressão positiva contínua (CPAP) aplicada de modo não invasivo no PO de cirurgia cardíaca (CC) promove incremento dos volumes pulmonares. Amostra foi constituída por indivíduos submetidos à CC no HSC. Foram realizadas a avaliação préoperatória e espirometria para mensurar os volumes pulmonares nos momentos pré-operatório, PO e pré-alta. A partir do 1º dia após extubação, foi aplicada a CPAP com PEEP variável de 8 a 15 cmH2O, por 15 a 20 min, duas vezes ao dia, até a alta hospitalar. Foram avaliados 08 pacientes, com idade média de47,5± 17,44 anos e IMC de 27,73±4,85 Kg/m2. Três(03) indivíduos apresentaram peso normal, dois (02) apresentaram sobrepeso, e três (03) apresentaram obesidade tipo I.As seguintes variáveis apresentaram redução significativa quando comparados os valores do PO aos do pré-operatório: CVF, VEF1, PEF e FEF25-75 (p < 0,002), (p< 0,010).Além disso, na CVF, PEF, VEF1/CVF e FEF25-75, houve melhora significativa quando comparados os volumes pré-alta aos do pós-operatório (p<0,005), (p<0,30). Os resultados indicam que a VNI contribui para o incremento dos volumes pulmonares dos pacientes submetidos à cirurgia cardíaca.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
COMPORTAMENTO DA FUNÇÃO PULMONAR EM PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA CARDÍACA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4632