ANÁLISE DO ÍNDICE DE PARASITOSES INTESTINAIS E ESQUITOSSOMOSE NA ZONA RURAL RIBEIRINHA DO MUNICIPIO DE MOGEIRO, PARAÍBA.
Palavras-chave:
parasitoses, esquistossomose, comunidade ribeirinha.Resumo
As enteroparasitoses, sobre tudo a esquistossomose, são problemas de saúde pública grave que ainda persistem em países em desenvolvimento como o Brasil. Diante desse contexto o objetivo desta pesquisa foi estudar o índice de parasitoses intestinais e esquistossomose na zona rural ribeirinha do Sítio Gavião no município de Mogeiro, PB. Foi utilizada uma pesquisa de campo, buscando por meio de aplicação de questionário qualitativo e amostras recolhidas de moradores da localidade, a fim de traçar o perfil de casos positivos para as parasitoses intestinais e a esquistossomose na localidade. A análise parasitológica foi realizada em 80 pessoas pelo método de Hoffman. Os resultados demonstraram uma prevalência de 100% (80/80) de infecção por enteroparasitos. Os parasitos com frequência mais elevada foram: Entamoeba histolytica (72,50%), Ascaris lumbricoides (56,25%), Entamoeba coli (55%), Giardia sp (31,25%). Em relação à diversidade de parasitos, 22,50% das pessoas infectadas apresentaram-se monoparasitismo, 40%, biparasitismo e 37,50%, multiparasitismo. Os dados deste estudo confirmaram a precária condição de saúde e saneamento básico no Sítio Gavião em Mogeiro, PB. Com relação a esquistossomose, não foi evidenciado nenhum caso. Este perfil abre espaço para novos estudos que tenham como foco outras doenças, no objetivo de estabelecer medidas de controle, visando melhorar a qualidade de vida da população.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ANÁLISE DO ÍNDICE DE PARASITOSES INTESTINAIS E ESQUITOSSOMOSE NA ZONA RURAL RIBEIRINHA DO MUNICIPIO DE MOGEIRO, PARAÍBA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4621