ANÁLISE DA FUNÇÃO PULMONAR EM INDIVÍDUOS AMPUTADOS TRANSFEMORAIS EM FASE DE PRÉ-PROTETIZAÇÃO
Palavras-chave:
Amputação, Imobilismo, Função Pulmonar.Resumo
Introdução: Por consequência do imobilismo causado pela amputação o indivíduo torna-se descondicionado o que reduz sua capacidade de realizar exercícios, diminui sua tolerância aos esforços. Os indivíduos com comprometimento respiratório apresentaram disfunção muscular, o que contribui para intolerância aos exercícios, dispnéia e hipercapnia. Os músculos respiratórios podem melhorar sua função em resposta ao treinamento físico adequado. A mensuração das pressões respiratórias máximas (PImáx e PEmáx) é o procedimento mais comum para avaliar a força produzida pelos músculos respiratórios, por tratar-se de uma técnica simples, sensível e com reprodutibilidade aceitável, traduzindo de forma global a força dos músculos respiratórios. Objetivo: Mensurar a função pulmonar em indivíduos amputados em níveis transfemurais. Métodos: A amostra foi composta por 6 indivíduos, com amputação transfemoral medial, sendo 3 do sexo feminino e 3 do sexo masculino que realizaram os testes de espirometria e manovacuometria. Os mesmos assinaram o TCLE e o projeto foi aprovado pelo CEP da instituição. Resultados: Dentre os indivíduos analisados 60% apresentaram resultados normais, e 20% apresentaram distúrbio ventilatório restritivo moderado através da análise espirométrica. Em relação as pressões respiratórias máximas os indivíduos apresentaram média de Pimax de -80 cm/H20 indicando diminuição da força muscular respiratória e, Pemax 75 cm/H20 também indicando diminuição da força muscular expiratória. Conclusões: Foi possível identificar que a população da amostra possui uma diminuição das capacidades ventilatórias e da força muscular que são consequências do imobilismo oriundo da amputação transfemoral.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ANÁLISE DA FUNÇÃO PULMONAR EM INDIVÍDUOS AMPUTADOS TRANSFEMORAIS EM FASE DE PRÉ-PROTETIZAÇÃO. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4602