DIREITO DESPORTIVO INFANTO-JUVENIL: UM ESTUDO DE DIREITO COMPARADO ENTRE BRASIL E FRANÇA
Palavras-chave:
Desporto, Brasil, França.Resumo
O presente estudo possui como objetivo central a comparação entre a legislação desportiva destinada aos praticantes infanto-juvenis no Brasil e na França. Através de pesquisas observacionais preliminares, tornou-se possível expor o confronto entre as duas realidades sociais apresentadas. Demonstraremos, por meio da exposição do Código da Educação e do Código do Esporte, o forte incentivo da França para a construção de uma carreira de sucesso voltada tanto para o desempenho quanto para a formação de princípios éticos norteadores da sociedade, além de perpassar pelo ideal da saúde. Em contrapartida, apesar de o legislador brasileiro pregar a total distinção entre desporto de alto rendimento e o desporto educacional que possui como mandamento o desenvolvimento integral do indivíduo e a formação de sua cidadania, percebemos que a realidade atual é bem distinta da qual trata o artigo 217 da Constituição Federal da República Federativa do Brasil. Por fim, tendo em pauta o tratamento dispensado pelo governo francês ao fomento do desporto escolar e a cautela utilizada para o tratamento dos jovens em questão, pudemos estabelecer nossa proposta interventiva para os casos de violência física e simbólica dentro deste âmbito desportivo.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
DIREITO DESPORTIVO INFANTO-JUVENIL: UM ESTUDO DE DIREITO COMPARADO ENTRE BRASIL E FRANÇA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4574