AVALIAÇÃO FUNCIONAL DE PACIENTES COM AMPUTAÇÃO TRANSFEMORAL PROTETIZADOS
Palavras-chave:
amputados transfemorais, avaliação funcional, componentes da próteseResumo
Introdução: A amputação é considerada a retirada cirúrgica ou traumática, de um membro do corpo. O objetivo do presente estudo foi analisar o nível de independência funcional em pacientes amputados transfemorais unilaterais protetizados e os fatores que influenciam na mesma. Metodologia: Estudo do tipo quantitativo de corte transversal de fonte primária que analisou a independência funcional em pacientes amputados a nível transfemoral unilateral protetizados através do questionário medida funcional para amputados (FMA), com o intuito de avaliar os componentes da prótese e verificar a diferença do joelho protético policêntrico para indivíduos jovens e joelho protético monoeixo com trava para indivíduos idosos, associado à independência funcional dos mesmos, mobilidade, uso de prótese e identificar os fatores que podem estar influenciando nos resultados encontrados. Resultados: Após aplicação do questionário verificou-se que as respostas menos satisfatórias foram dos indivíduos idosos de 60 a 78 anos, com menor tempo de uso da prótese este como 8, 9 e 10 meses, sendo que esses apresentam joelho monoeixo com trava. Conclusão: Na presente pesquisa é possível concluir que o joelho protético influencia na independência funcional já que o mesmo tem indicações diferentes para a população estudada que é composta de jovens e idosos. Já em relação a idade e ao tempo de uso da prótese (horas/dia) conclui-se que não são fatores determinantes para que o individuo adote sua independência funcional.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AVALIAÇÃO FUNCIONAL DE PACIENTES COM AMPUTAÇÃO TRANSFEMORAL PROTETIZADOS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4573