APLICAÇÃO DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS DE PILATES EM SOLO EM PARKINSONIANOS
Palavras-chave:
Doença de Parkinson, Exercício, Flexibilidade, Força.Resumo
A Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa que compromete a substância negra, afetando a produção do neurotransmissor dopamina, prejudicando a modulação do movimento. A patologia é caracterizada por bradicinesia, hipocinesia, rigidez, tremor de repouso, instabilidade postural e em alguns casos afeta cognição. A prevalência é maior em pessoas idosas e do sexo masculino. O presente estudo mostra as alterações funcionais da DP e discute sobre o método Pilates, pretendendo analisar os efeitos desse método em solo na flexibilidade, qualidade de vida, força e equilíbrio de parkinsonianos. O estudo foi composto por 7 indivíduos portadores de DP, os quais foram submetidos a uma avaliação antes e após a aplicação de um programa de exercícios do método Pilates em solo. Os questionários aplicados foram: MEEM, Estágios Modificados de Hoehn e Yahr e PDQ-39. Os testes aplicados foram: TUG, tempo de giro de 360°, sentar e alcançar, flexão de cotovelo em 30 segundos, levantar de uma cadeira em 30 segundos e apoio unipodal. O estudo mostrou-se bastante eficaz na aplicação do método Pilates em parkinsonianos, obtendo resultados estatísticos significativos quanto a força e flexibilidade, além dos benefícios quanto ao equilíbrio e a qualidade de vida.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
APLICAÇÃO DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS DE PILATES EM SOLO EM PARKINSONIANOS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4568