MÉTODO MÃE CANGURU: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Palavras-chave:
Gravidez, Recém-Nascido Prematuro, Método Mãe CanguruResumo
Objetivo: analisar a produção científica publicada sobre o Método Mãe Canguru. Metodologia: foi realizada uma Revisão Integrativa da Literatura. Para efetivá-la, foi feito levantamento bibliográfico a partir de pesquisas indexadas na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, sendo o Descritor Controlado em Ciências da Saúde utilizado “Método Mãe Canguru”, identificando-se fontes de informação de inúmeras bases de literaturas científicas e técnicas. Foram identificados 22 artigos, contudo, apenas 9 atenderam aos critérios de inclusão. Resultados: todos os artigos foram publicados em periódicos nacionais, a maioria concentrou-se no ano de 2010, 77,7% foram estudos qualitativos. No mais, os estudos direcionam-se aos pais e profissionais de saúde, no mais asseveraram seus benefícios, os aspectos que podem impedir sua aplicabilidade ou mesmo oportunizá-lo, bem como as formas de implantá-lo satisfatoriamente. Conclusão: espera-se que o estudo possa contribuir para a realização de futuras investigações sobre o tema, seja para auxiliar na construção de conhecimentos que se apresentem como lacunas na bibliografia, ou para aprofundar saberes já gerados por profissionais da área.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
MÉTODO MÃE CANGURU: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4504