FUTEBOL: DE MANIFESTAÇÃO POPULAR À MANIFESTAÇÃO DO POVO
Palavras-chave:
Futebol, Manifestação popular, Identidade culturalResumo
A proposta deste artigo é abordar o futebol sob duas óticas: como produto transformado em espetáculo esportivo e como importante expressão cultural do Brasil. Para tanto, situa acontecimentos do mês de junho de 2013, momento da realização da Copa das Confederações no país, evento-teste para a Copa do Mundo, quando emergiram protestos de milhares de brasileiros que se revoltaram com o abuso de poder em relação à gestão pública e com os gastos exorbitantes do governo federal para sediar esses dois eventos esportivos. No que se refere ao futebol, indaga-se se as manifestações são contra o futebol globalizado ou contra o futebol expressão de uma paixão nacional ou, ainda, se a sociedade compartilha a organização de eventos esportivos que, em nome do sucesso, adota uma gestão pouco transparente e direcionada a interesses de poucos, excluindo a população local do acesso aos jogos. Para refletir sobre futebol e para entender o significado desses acontecimentos recentes que envolveram o país e das manifestações populares, principalmente as que são concernentes às Copas das Confederações e do Mundo, foi realizada pesquisa bibliográfica, tomando-se como referência autores que assumem uma linha crítica na análise de tais questões. Adentra-se, assim, na discussão do futebol como manifestação popular e do futebol global, e avalia-se que, entre os motivos que levaram às manifestações contra o futebol, no “país do futebol”, estão os gastos abusivos com construções de arenas esportivas em detrimento de investimentos em serviços públicos essenciais à vida, o entendimento de que as Copas são para as elites e não para a população, e a possível perda da identidade cultural em consequência do mundo globalizado.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
FUTEBOL: DE MANIFESTAÇÃO POPULAR À MANIFESTAÇÃO DO POVO. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4494