AVALIAÇÃO DA POSTURA ADOTADA POR TRABALHADORES DA INDÚSTRIA METALÚRGICA
Palavras-chave:
Postura, Trabalho, Indústria.Resumo
Os afastamentos do trabalho, bem como auxílios doença, têm aumentado consideravelmente nos últimos anos no Brasil e entre as principais causas estão às doenças osteomusculares. Este trabalho faz uma investigação da ocorrência de dor em trabalhadores da indústria metalúrgica no estado do Paraná, utilizando primeiramente o Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares (QNSO) para a identificação de sintomas osteomusculares referentes a dor e/ou desconforto, e posteriormente a metodologia Rapid Upper Limb Assessment (RULA) para avaliação e diagnóstico ergonômico dos movimentos adotados pelos trabalhadores, identificando posturas inadequadas e propondo melhorias e adaptações para as atividades desempenhadas. De forma geral percebeu-se que as exigências osteomusculares são originadas pela inadequação de máquinas e equipamentos utilizados para cumprir as tarefas, gerando movimentos inadequados, com alta exigência física, ocasionando dor e possivelmente evoluindo para doenças osteomuscularesDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AVALIAÇÃO DA POSTURA ADOTADA POR TRABALHADORES DA INDÚSTRIA METALÚRGICA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4492