ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DA FORÇA EM PRATICANTES DE JUDÔ NAS FASES PRÉ-PUBERE E PÚBERE
Palavras-chave:
Judô, Força, Pré-pubere, PúbereResumo
O judô é uma modalidade esportiva comumente iniciada na infância e que muitas vezes acompanha seu praticante durante todo período maturacional. O objetivo do presente estudo é analisar o desenvolvimento da força em praticantes de judô do sexo masculino, residentes na zona oeste do município do Rio de Janeiro, na faixa etária de 10 a 15 anos. Sendo assim, foi realizado um estudo transversal ex post facto e descritivo que avaliou o índice de massa corporal (IMC) e a força de membros inferiores (MMII), superiores (MMSS) e abdômen (ABD) de 64 atletas de judô do sexo masculino, com no mínimo seis meses de prática, divididos em dois grupos: Pré-púbere (PP), de 10 a 12 anos; e Púbere (PU), de 13 a 15 anos. No IMC foi observado um aumento significativo entre as fases assim como um acentuado ganho de força nos MMSS, seguido de um ganho menos expressivo no ABD e uma perda de força nos MMII. O ganho de força entre as fases PP e PU são reais e derivam do aumento na massa muscular e da melhora na capacidade anaeróbia lática. Porém a diminuição na força de MMII encontrada no estudo está inversamente relacionada ao aumento no IMC, pois o ganho de massa muscular e de força nos atletas dessa modalidade são consideravelmente maiores nos MMSS. Sendo assim, podemos diagnosticar através do presente estudo as características específicas dos atletas de judô no período de transição entre as fases PP e PU.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DA FORÇA EM PRATICANTES DE JUDÔ NAS FASES PRÉ-PUBERE E PÚBERE. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4476