AVALIAÇÃO NA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE PRATICANTES DE CAMINHADA SISTEMÁTICA DURANTE O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO
Palavras-chave:
Envelhecimento, caminhada regular, qualidade de vidaResumo
O envelhecimento é caracterizado por um declínio das capacidades funcionais do organismo e está associado a uma divisão celular mais lenta, ao desgaste mecânico, à perda contínua das células cerebrais, à ansiedade e à depressão causada por abandono de uma vida social ativa. Uma forma de amenizar esses sintomas é manter atividade física adequada, e a caminhada é com certeza a atividade ideal para os indivíduos que estão em processo de envelhecimento, pois resulta em efeitos benéficos para a saúde. O presente estudo teve como objetivo avaliar os aspectos antropométricos de indivíduos em processo de envelhecimento praticantes da caminhada sistemática em Campo Grande-MS. A amostra teve participação de 60 indivíduos de ambos os sexos, com a faixa etária de 30 a 80 anos de idade (60,3 + 11,3). Os protocolos da avaliação foram baseados no IMC (Índice de Massa Corporal) e os resultados foram classificados de acordo com MINISTÉRIO DA SAÚDE, (2004) e a RCQ (Razão Cintura Quadril) sendo avaliada de acordo Appleid Body Composition Assess, (1999). Os resultados referentes ao IMC, indicam que 65% dos indivíduos apresentam uma classificação adequada, estando dentro da faixa recomendada e que 35% dos entrevistados estão na faixa de risco, sendo classificados como sobrepeso. Relativo ao RCQ verificou-se que as faixas etárias mais novas possuem os índices mais baixos, demonstrando uma distribuição de gordura corporal menos acentuada na região abdominal, diferentes das demais faixas etárias. Ressalte-se que a maioria dos indivíduos encontra-se aposentados e praticam a caminhada quatro vezes ou mais por semana, durante um período de 60 minutos, tendo como fundamental motivo a melhora da saúde e obtendo como o principal benefício a melhor qualidade de vida.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AVALIAÇÃO NA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE PRATICANTES DE CAMINHADA SISTEMÁTICA DURANTE O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4438