O CONHECIMENTO DE ALUNOS DO 1º AO 4º PERÍODOS EM RELAÇÃO À ANATOMIA SISTÊMICA E LOCOMOTORA NO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE, CABO FRIO, RJ.
Palavras-chave:
Anatomia, ensino superior, corpo humanoResumo
Os alunos que chegam aos Institutos Federais trazem suas experiências e estas podem contribuir positivamente para o seu aprendizado ou não. O professor que atua com a disciplina de anatomia humana, percebe em sua prática diária que não tem muito como evoluir em seu ensinamento porque apesar da tecnologia avançada, ossos, músculos e tendões continuam sendo ossos, músculos e tendões. Por isso, surgiu uma dúvida que se procurou sanar nesta pesquisa: com que conhecimento em anatomia os alunos chegam aos Institutos Federais? Buscando identificar o conhecimento de alunos do 1º período do Instituto Federal Fluminense do Campus Cabo Frio RJ do curso de Ciências da Natureza, em relação às estruturas anatômicas sistêmicas e locomotoras, utilizando o método de questionário, onde os alunos tiveram acesso a 18 perguntas sobre a anatomia macroscópica do corpo humano e marcaram em uma figura que se encontrava com algumas quadrículas e o mesmo teria que marcar na quadrícula um “X” correspondente à pergunta correta. As perguntas são relacionadas às seguintes estruturas: coração, baço, tireoide, rim, ossos do carpo, fíbula, rádio, clavícula, fêmur, manguito rotador, bíceps braquial, supinador, quadríceps, pectíneo, ossos do tarso, músculo cremáster, tíbia e deltoide. Para os 28 alunos do curso de Ciências da Natureza, investigados obteve-se o seguinte resultado, concluindo-se que em relação ao conhecimento de alunos do 1º do curso de Ciências da Natureza do Instituto Federal Fluminense – Campus Cabo Frio, RJ, em relação às estruturas anatômicas têm-se o seguinte percentual de acertos: coração (100%); baço (14%); tireóide (100%); rim (100%); ossos do carpo (93%); fíbula (71%); rádio (79%); clavícula (89%); fêmur (89%); manguito rotador (64%); bíceps braquial (71%); supinador (96%); quadríceps (21%); pectíneo (14%); ossos do tarso (79%); músculo cremáster (43%); tíbia (89%); deltóide (79%).Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
O CONHECIMENTO DE ALUNOS DO 1º AO 4º PERÍODOS EM RELAÇÃO À ANATOMIA SISTÊMICA E LOCOMOTORA NO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE, CABO FRIO, RJ. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4433