COMPARAÇÃO DO NÍVEL DE INDEPENDENCIA NAS AVD'S EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS E NÃO INSTITUCIONALIZADOS
Palavras-chave:
Idosos, Nível de independência, Atividades da vida diária,Resumo
Introdução: Sabe-se que o envelhecimento é um processo natural da vida que traz consigo uma série de modificações morfológicas, funcionais, bioquímicas e psicológicas. Embora senilidade não seja sinônimo de doenças, muitos idosos apresentam incapacidades funcionais, podendo levar a dependência total. Objetivo: A pesquisa tem como objetivo comparar o nível de independência para a realização das atividades da vida diária (AVD'S) em idosos moradores de instituições e aqueles não institucionalizados. Metodologia: O estudo é do tipo epidemiológico, de caráter comparativo de corte transversal com uma amostra probabilística. A amostra foi composta por 30 idosos, entre 70 e 80 anos, residentes em uma instituição asilar e participantes do projeto Ação e Cidadania da Faculdade Assis Gurgacz. Sendo aplicado o questionário de Índice de Barthel, com escala modificada, com 15 perguntas fechadas que pontuava o nível de independência dos idosos. Os dados foram tabulados e analisados pelo programa Microsoft Excel 2007. Resultados: Na analise do score total encontrou-se uma diferença considerável entre os dois grupos, sendo que os idosos institucionalizados apresentaram uma pontuação mais baixa que os não institucionalizados. No entanto no nível de autonomia pessoal, apesar de apresentarem diferenças, essas foram mínimas, uma vez que em ambos os grupo uma média de 6 pessoas atingiram a pontuação máxima. Encontramos a desproporção no nível de mobilidade onde os idosos moradores do abrigo apresentaram aproximadamente metade da pontuação quando comparado ao outro grupo. Conclusão: Concluimos que há diferença relevante de independência entre os grupos. Sendo que os institucionalizados não realizam atividades físicas levando á um maior déficit no nível de mobilidade, enquanto os não institucionalizados apresentam melhor mobilidade.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-13
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
COMPARAÇÃO DO NÍVEL DE INDEPENDENCIA NAS AVD’S EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS E NÃO INSTITUCIONALIZADOS. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/443