RELEVÂNCIA DA NATAÇÃO PARA AUTISTAS NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA
Palavras-chave:
Natação, autismo, qualidade de vida.Resumo
O autismo é um transtorno invasivo do desenvolvimento definido pela presença anormal e / ou problemas em todas as três áreas de desenvolvimento de interação social, comunicação e comportamento restrito e repetitivo. Ela se manifesta antes da idade de três. A natação fornece meios para estimular o desenvolvimento psicomotor e sensorial em crianças diagnosticadas com autismo, o que reflete diretamente na qualidade de vida destas crianças. Objetivo: Avaliar a relevância da prática da natação e seus benefícios para qualidade de vida dos autistas.Material e Metodos: A população do estudo foi composta por 26 crianças com de idade de três a oito anos, todas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sendo 14 praticantes das aulas de natação (Grupo Paciente), com frequência de duas vezes por semana durante o período de (± 30 meses) e 12 não praticantes (Grupo Controle). Neste período foram utilizados como parâmetros de monitoramento, filmagens e comparações das anamnese e testes funcionais-emocionais a cada 3 meses através de Data Base.Conclusão: verificou-se que a prática da natação para este público em especial, vem contribuido no desenvolvimento social, afetivo e psicomotor, com forte aceitação, com a perspectiva da melhoria da qualidade de vida geral dos individuo com Transtornos de Espectro Autista envolvidos com o estudo, dando suporte para resoluções das situações-problema comuns no seu cotidiano.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
RELEVÂNCIA DA NATAÇÃO PARA AUTISTAS NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4424