EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A IMAGEM CORPORAL DE ADOLESCENTES: UMA EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO METODOLÓGICA
Palavras-chave:
Imagem corporal, Educação física escolar, Adolescentes, Metodologia.Resumo
O padrão de beleza valorizado na sociedade associado à magreza acaba por salientar os aspectos relacionados com a forma, desconsiderando a diversidade das constituições físicas que estão presentes na população e também aspectos de saúde. Assim, corpos ideais se transformam em objeto de desejo a ser buscado a qualquer custo, tendo como alvo principal adolescentes, que se caracterizam pela instabilidade própria de um grupo etário ainda em formação. O estudo se encontra em fase conclusiva da parte experimental, com os dados da pesquisa sendo coletados através de diversos instrumentos. Como participantes temos 170 alunas adolescentes com faixa etária entre 14 e 18 anos e quatro professores de Educação Física pertencentes a duas escolas públicas de Fortaleza. Aqui propomos apresentar os procedimentos metodológicos do estudo, que tem como objetivo verificar a relação existente entre a Educação Física escolar e o autoconceito relacionado à imagem corporal de adolescentes do gênero feminino.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A IMAGEM CORPORAL DE ADOLESCENTES: UMA EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO METODOLÓGICA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4403