ANÁLISE DAS HABILIDADES PSICOMOTORAS ENTRE CRIANÇAS PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DO MÉTODO KODOMO NO KARATE
Palavras-chave:
Método Kodomo, Psicomotricidade, Crianças.Resumo
O Karate-Do tem sido ensinado as crianças de um modo geral a partir de 5 ou 6 anos, nesta fase da vida está classificada como “Iniciação Esportiva”. e traz muitos benefícios aos praticantes, no entanto a proposta de metodologia Kodomo no Karate aborda crianças ainda menores, estas que estavam desatendidas nos planos dos esportes, podem vivenciar uma rica experiência psicomotora. Este estudo teve como objetivo comparar as habilidades motoras, dos praticantes do Método Kodomo no Karate com as habilidades das crianças do ensino infantil de uma escola de Fortaleza. Fizeram parte da amostra 15 crianças do Método Kodomo com faixa etária de 3 a 5 anos e 15 da Escola com a mesma faixa etária. A pesquisa caracterizou-se como quantitativa transversal e comparativa. Como instrumento de pesquisa utilizou-se a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) proposto por Rosa Neto. Foram comparados os dados de indivíduos que praticavam o Método Kodomo de Karate e os dadose apresentado comoresultados, “Muito Superior”, “Superior” enquanto os da Escola obtiveram “Superior”, “Normal Alto” e “Normal Médio”, apontando melhores índices para a primeira. Conclui-se que o Método Kodomo auxilia no desenvolvimento dos componentes psicomotores da criança nesta amostra.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ANÁLISE DAS HABILIDADES PSICOMOTORAS ENTRE CRIANÇAS PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DO MÉTODO KODOMO NO KARATE. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4390