FRAGILIDADE EM IDOSOS: INCIDÊNCIA EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS EM SOUSA, PARAÍBA, BRASIL
Resumo
Objetivo: Identificar a incidência de fragilidade em idosos em instituição de longa permanência para idosos (ILPI), utilizando o fenótipo proposto por Linda Fried e colaboradores. Metodologia: Estudo exploratório, com abordagem quantitativa, realizado em 2 ILPI em Sousa (PB). Os dados foram coletados em março de 2013, utilizando um instrumento validado por Linda Fried e colaboradores, com 25 idosos, que constituíram a amostra. Os dados foram processados, armazenados e analisados por meio do programa estatístico SPSS, versão 20, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Santa Maria, sob o Protocolo n. 216.953. Resultados: 17 idosos (68%) tinham entre 80 e 100 anos e 20 (80%) foram classificados como frágeis. Dentre os demais marcadores analisados, destacaram-se os tabagistas, 13 idosos (52%), e os ex-tabagistas, 12 (47%), que foram classificados como frágeis. Conclusões: Diante da manifestação heterogênea da pré-fragilidade e da semelhança clínica entre os grupos não frágil e pré-frágil, a análise fatorial possibilitou a confirmação dos principais marcadores da fragilidade. Contudo, mostra-se necessário investigar a síndrome da fragilidade ao longo do tempo, analisando como ela é influenciada e como influencia a percepção da saúde do indivíduo. Palavras-chave: Envelhecimento populacional. Idoso. Fenótipo de Fried. Instituição de longa permanência para idosos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
FRAGILIDADE EM IDOSOS: INCIDÊNCIA EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS EM SOUSA, PARAÍBA, BRASIL. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4384