RISCO CARDÍACO EM TRABALHADORES DA AGROINDÚSTRIA E PRODUTORES RURAIS: PERFIL DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO SUL DO BRASIL
Palavras-chave:
risco cardíaco, saúde do trabalhador, trabalhador ruralResumo
Estudos sobre riscos cardiovasculares entre trabalhadores são escassos, mesmo sendo este um estudo de particular importância para a adoção de medidas preventivas. Ferramenta de avaliação baseada em variáveis de estilo de vida, o Índice de Risco Cardíaco (RISKO) enfoca os fatores: colesterol total, peso corporal, atividades laborais e esportivas, tabagismo e pressão arterial, além de sexo e hereditariedade. O presente estudo objetiva caracterizar em trabalhadores da agroindústria e produtores rurais os níveis de risco cardiovascular presentes, estabelecendo associações entre sexo, faixa etária e localidades de domicílio dos sujeitos. Trata-se de um estudo observacional, descritivo, com 73 trabalhadores de quatro municípios do sul do Brasil, utilizando questionários de estilo de vida, avaliações antropométricas, cardiorrespiratórias e bioquímicas. No RISKO as variáveis pontuadas, geram um somatório e classificação em risco: remoto, abaixo da média, médio, moderado e elevado. Para análise estatística, foi utilizado o programa SPSS, utilizando-se estatística descritiva de frequência e percentual. Dos sujeitos do estudo 64,4% do eram do sexo feminino, com média de idade de 50,76 (DP 11,78) anos. Em ambos os sexos predominou o escore de risco “médio” (69,9%), com 76,9% para homens e 66,0% para mulheres. O município de Vale Verde apresentou 93,8% dos trabalhadores classificados de forma negativa em relação à saúde (índice “médio” e “moderado”), seguido de Passo do Sobrado (87,6%), Candelária (86,3%) e Santa Cruz do Sul (84,2%). Pode-se observar um número considerável de sujeitos com classificações desfavoráveis à saúde, apontando a necessidade de ações preventivas de informações em saúde a serem desenvolvidas junto a esta população, especialmente porque o escore RISKO considera fatores do estilo de vida, que são modificáveis.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
RISCO CARDÍACO EM TRABALHADORES DA AGROINDÚSTRIA E PRODUTORES RURAIS: PERFIL DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO SUL DO BRASIL. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4369