TESTE DESENVOLVIMENTO MOTOR: VALIDADE E CONSISTÊNCIA PARA OS ABRIGADOS DO PROJETO COPAME
Palavras-chave:
motricidade fina, motricidade global, avaliação motoraResumo
O desenvolvimento motor caracteriza-se como uma mudança constante do indivíduo durante a vida, tendo seu início na concepção e término com a morte. O objetivo do presente estudo foi, por meio de provas motoras da Escala de Desenvolvimento Motor, avaliar o desenvolvimento motor em crianças abrigadas na Associação Pró Amparo Ao Menor - COPAME, de Santa Cruz do Sul, no intuito de diagnosticar quais as áreas de maior déficit e a classificação geral do seu desenvolvimento motor nas áreas de motricidade fina e motricidade global. O estudo foi composto por 24 crianças abrigadas, sendo 11 meninos e 13 meninas, com idade entre 35 meses e 132 meses, participantes do Projeto COPAME. Foram realizados testes para avaliar a motricidade fina e global, assim com a lateralidade. Os resultados demonstraram que as crianças avaliadas apresentaram um desenvolvimento motor abaixo da IC, verificando-se um atraso de 8,2 meses para a motricidade fina e de 5,95 meses para a motricidade global em relação à idade cronológica. Com relação ao perfil motor, pôde-se verificar que mais de 60% das crianças classificaram-se com idade motora normal alto, normal médio ou normal baixo nos testes de QM1 e QM2. Entretanto mais de 20% classificaram-se como inferior ou muito inferior em ambos os testes. Quanto à lateralidade, verificou-se que 67% possuem lateralidade definida, no entanto, com preferência lateral variada. A lateralidade foi indefinida em 33% das crianças avaliadas. Conclui-se assim que devem ser adotados recursos específicos para restabelecer a idade motora das crianças, através de atividades regulares que permitam o progresso integral do desenvolvimento motor.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
TESTE DESENVOLVIMENTO MOTOR: VALIDADE E CONSISTÊNCIA PARA OS ABRIGADOS DO PROJETO COPAME. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4357