INTERVENÇÃO ESSENCIAL EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN, EM BUSCA DE UMA INDEPENDÊNCIA COM BASE NAS APTIDÕES INDIVIDUAIS
Palavras-chave:
Síndrome de Down, Intervenção Essencial, Abordagem InterdisciplinarResumo
A principal meta em discutir a intervenção essencial é acabar com a segregação que há no sistema vigente, pois a construção da cidadania só é atingida com a incorporação da diversidade. A intervenção essencial não deve ser compreendida apenas no aspecto motor, na aquisição do movimento, mas a partir de seus vários significados e naquilo que pode desencadear. O presente estudo tem por seu objetivo analisar a percepção dos pais e profissionais sobre o papel da intervenção essencial em uma criança com Síndrome de Down e a busca de independência, respeitando-se e estimulando as suas aptidões individuais. A metodologia definida para esta pesquisa foi o estudo de Caso, dentro do paradigma qualitativo, já que estuda o cotidiano do indivíduo, considerando os fenômenos a que está sujeito, através de uma análise temporal. Após a coleta e análise dos dados, a conclusão é que o sucesso da intervenção só é possível se houver uma equipe interdisciplinar, pois o progresso em uma área tem seqüência no desenvolvimento de outra, já que estão interligadas. Porém o ponto primordial dessa abordagem interdisciplinar é a família, sendo o agente mediador da intervenção essencial o início, meio e “fim” do processo.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
INTERVENÇÃO ESSENCIAL EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN, EM BUSCA DE UMA INDEPENDÊNCIA COM BASE NAS APTIDÕES INDIVIDUAIS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4347