RELAÇÃO ENTRE A FREQÜÊNCIA CARDÍACA E A PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO DE PRATICANTES DE HIDROGINÁSTICA.
Palavras-chave:
Percepção subjetiva de esforço, Freqüência cardíaca, HidroginásticaResumo
Introdução: O controle da intensidade no meio líquido, ainda hoje, é uma questão muito discutida pela literatura, devido à fisiologia ser diferente nos exercícios realizados em água e terra. No meio líquido ocorre uma bradicardia e as fórmulas existentes para o cálculo de uma freqüência cardíaca (FC) alvo não são validadas cientificamente. Objetivo: Investigar respostas de FC e percepção subjetiva de esforço em praticantes de hidroginástica. Metodologia: O estudo se apresenta de forma quase experimental exploratório. Foram selecionados para pesquisa 10 sujeitos, aparentemente saudáveis, do gênero feminino, com idades entre 40 e 60 anos, com no mínimo 3 meses de prática. Utilizando-se um monitor da marca Polar, a FC foi verificada com os indivíduos sentados, após 5 minutos, para obtenção do valor em repouso; dentro d'água, a FC repouso foi aferida após 5 minutos de imersão vertical, com profundidade da água na linha do apêndice xifóide. Também utilizou-se a escala de Borg de 15. Durante a aula, com duração total de 35 minutos, a cada 5 minutos foi verificada a FC dos indivíduos e solicitado a eles que atribuíssem um valor ao seu esforço. Para tratamento dos dados, além da estatística descritiva, utilizou-se o teste de Pearson, para correlacionar as variáveis do estudo, que foram normatizadas de acordo com os valores obtidos na condição de repouso. Resultados: Os resultados encontrados demonstraram uma correlação significativa (r=0,96) entre os valores de FC e percepção subjetiva de esforço (PSE), com nível de significância de p<0,01. Conclusões: O estudo mostrou ser possível o controle da intensidade em aulas de hidroginástica através da percepção de esforço, método prático e de fácil aprendizagem por parte dos alunos. Pesquisas com indivíduos do sexo masculino, outras faixas etárias e métodos de treinamento são recomendados, para aprofundamento sobre este assunto.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
RELAÇÃO ENTRE A FREQÜÊNCIA CARDÍACA E A PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO DE PRATICANTES DE HIDROGINÁSTICA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4308